Projeto Ipad

NA PONTA DOS DEDOS: O IPAD COMO INSTRUMENTO COMPLEXO DE COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO

 

Com este projeto, através de subsídios teóricos e empíricos, pretendemos abrir novos caminhos na investigação do autismo que levem a uma existência mais plena aos sujeitos que se encontram no espectro autista. O foco desta pesquisa é o acoplamento sujeito autista com o objeto técnico, neste caso o iPad, desencadeando processos cognitivos e afetivos. O autismo é uma condição considerada deficiência cognitiva e entre as características apresentadas neste espectro podemos citar a dificuldade cognitiva e de comunicação. 

Neste projeto rompemos com a metodologia tradicional de tratar o autismo de maneira a não perturbar estes sujeitos, reforçando as estereotipias típicas do autismo. O iPad é um instrumento digital com a tela sensível ao toque, que leva à perturbação / mobilização afetivo-cognitiva, que auxilia no acoplamento do sujeito com a realidade interna e externa. 

As transformações cognitivas demonstram maior habilidade de superar os níveis de dificuldade dos aplicativos nos tablets e de fazer relações entre diferentes situações dos jogos, e a capacidade de perceber os padrões de apresentação de cada aplicativo.

Este projeto trata de uma pesquisa qualitativa. Como quadro teórico nos apoiamos no Paradigma da Complexidade, a Complexificação pelo ruído de Henri Atlan; e a inseparabilidade do conhecer/subjetivar-se, pressuposto da teoria Biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. 

Os dados gerados na pesquisa são tratados a partir da ideia de mobilização interna a partir do ruído, desenvolvido pelo primeiro e o conceito de Autopoiesis desenvolvido pelo segundo. Em ambos há o principio de auto-organização em ação. Os sujeitos desta pesquisa são crianças de até 12 anos, que estão em diferentes posições do espectro autista. 

Os atendimentos são realizados semanalmente, com a duração de 30 minutos cada, no Serviço de Saúde Integrada (SIS) da UNISC, em uma sala com a divisão de um espelho, que dá acesso aos pesquisadores que estão atrás do espelho, visualizarem o atendimento com as crianças, que ocorre na frente do espelho. 

O projeto ainda está em desenvolvimento, portanto ainda não há resultados finais, porém, podemos observar transformações significativas nos sujeitos autistas, tais como: crescimento de autonomia, melhoria das relações familiares, também já começam a cantar e falar, estão mais alegres e esboçam sorrisos ao ter contato com o iPad.

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