Projeto Ipad
NA PONTA DOS DEDOS: O IPAD COMO INSTRUMENTO COMPLEXO DE COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO
Com este projeto, através de subsídios teóricos e empíricos, pretendemos
abrir novos caminhos na investigação do autismo que levem a uma
existência mais plena aos sujeitos que se encontram no espectro autista.
O foco desta pesquisa é o acoplamento sujeito autista com o objeto
técnico, neste caso o iPad, desencadeando processos cognitivos e
afetivos. O autismo é uma condição considerada deficiência cognitiva e entre as características
apresentadas neste espectro podemos citar a dificuldade cognitiva e de
comunicação.
Neste projeto rompemos com a metodologia tradicional de
tratar o autismo de maneira a não perturbar estes sujeitos, reforçando
as estereotipias típicas do autismo. O iPad é um instrumento digital com
a tela sensível ao toque, que leva à perturbação / mobilização
afetivo-cognitiva, que auxilia no acoplamento do sujeito com a realidade
interna e externa.
As transformações cognitivas demonstram maior
habilidade de superar os níveis de dificuldade dos aplicativos nos tablets e
de fazer relações entre diferentes situações dos jogos, e a capacidade
de perceber os padrões de apresentação de cada aplicativo.
Este projeto trata de uma pesquisa qualitativa. Como quadro
teórico nos apoiamos no Paradigma da Complexidade, a Complexificação
pelo ruído de Henri Atlan; e a inseparabilidade do
conhecer/subjetivar-se, pressuposto da teoria Biologia do conhecer
de Humberto Maturana e Francisco Varela.
Os dados gerados na pesquisa
são tratados a partir da ideia de mobilização interna a partir do ruído,
desenvolvido pelo primeiro e o conceito de Autopoiesis desenvolvido
pelo segundo. Em ambos há o principio de auto-organização em ação. Os
sujeitos desta pesquisa são crianças de até 12 anos, que estão em
diferentes posições do espectro autista.
Os atendimentos são realizados
semanalmente, com a duração de 30 minutos cada, no Serviço de Saúde
Integrada (SIS) da UNISC, em uma sala com a divisão de um espelho, que
dá acesso aos pesquisadores que estão atrás do espelho, visualizarem o
atendimento com as crianças, que ocorre na frente do espelho.
O
projeto ainda está em desenvolvimento, portanto ainda não há resultados
finais, porém, podemos observar transformações significativas nos
sujeitos autistas, tais como: crescimento de autonomia, melhoria das
relações familiares, também já começam a cantar e falar, estão mais
alegres e esboçam sorrisos ao ter contato com o iPad.
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